sábado, 6 de julho de 2013

Tagstar: Doenças Literárias


Estou amando ser taggeada nas coisas. De verdade. Isso é tri divertido. Dessa vez, a Natascha do blog Ancore que me mandou essa tag super fofa sobre os livros que nos deixam doentes, de um jeito bom ou de um jeito não tão bom assim. Vou quotar o que a futura publicitária carioca disse no blog dela ao explicar o 'Doenças Literárias' porque eu não sou boa em explicar nada: 

"A Tag foi criada pela booktuber Sarahwithnh (como The Sick/ill tag) e quem traduziu foi a Giu Fernandes do blog Amount of Words, e funciona mais ou menos assim: A pessoa taggeada deve separar livros de acordo com as doenças que eles representam, e dizer o porquê de o livro se enquadrar na tal doença."

Sendo assim, vamos ao médico (Piada boa só para não perder o costume)

Diabetes: Um livro muito doce.
(P.S. Eu Te Amo, Cecelia Ahern)



Como esse nome, não podia ser diferente. Não estou dizendo que não gosto do livro, de maneira nenhuma, mas que é doce, e muito doce, é fato. Da uma ótima lição de vida na gente, faz até você se sentir apaixonado. Você sofre ao lado Holly e sente falta do Gerry como ninguém, porém, tem capítulos qual você se sente tão sufocado ao ponto de largar o livro em um canto e só voltar a ler depois de algumas horas. Como todo doce, enjoa, mas é gostoso. Se for ler, vale a pena intercalar com um livro de ficção e aventura. Pelo menos assim você não morre diabético.




Catapora: Um livro que você pegou pra ler e nunca mais vai "pegar" de novo. 
(Diários do Vampiro, L.J. Smith)


Eu sou apaixonada pela série The Vampire Diaries, quando descobri que a série era baseada em uma série de livros me empolguei toda e tratei de comprar o primeiro volume logo de cara. O livro chegou e eu logo me apaixonei pela capa maravilhosa e assombrosa. Ta aí: Nunca julgue um livro pela capa ou pela série que é baseada no livro. Diários do Vampiro é tri chato e cansativo. Eu, que sempre achei a Elena da série monga, me vi odiando ainda mais a Elena loira azeda do livro. Damon e Stefan são sem graça e eu fiquei muito depressiva com tudo isso. Tenho até hoje ali na minha estante. Não vou pegar nunca mais.


Ciclo Menstrual: Um livro que você relê constantemente. 
(The Fault In Our Stars, John Green)



Todo mundo percebe só de olhar pro nome do meu blog que eu tenho uma quedinha gigantesca por essa obra do Green. Aliás, por todas elas. John Green me encanta mais a cada livro que eu leio, e o primeiro que eu li e também o meu preferida é esse. É incrivelmente lindo e incrivelmente tocante. Muda você todo. É impossível não se debulhar em lágrimas ao longo desse livro e toda vez que leio é a mesma coisa. Os sentimentos continuam a mil e as sensações são sempre as mesmas, se não intensificadas. Lerei mais e mais vezes. Se pudesse, todo mês.






Gripe: Um livro que se espalhou como vírus. 
(Jogos Vorazes, Suzane Collins)



Sou fã e não nego. Adoro essa série de livros e já li mais do que três vezes cada volume. Mas o fato é que virou febre. Todo mundo já ouviu falar, alguns amam, outros odeiam e vários outros se consideram tributos. Foi de uma hora pra outra que aconteceu, todo mundo enlouqueceu e quiseram compras os livros, comprar pins e ganhar pôsters do Josh Hutcherson. E eu no meio de tudo isso. Eu peguei essa gripe. E não quero a cura.







Asma: Um livro que tirou seu fôlego! 
(Delírio, Lauren Oliver)



Lembram quando disse, ainda nesse post, que não se pode julgar um livro pela capa. É meio difícil quando se trata de Delírio e Pandemônio. A capa brilhante e linda é um atrativo enorme, e confesso, comprei o livro na Bienal de São Paulo só por causa da capa. Não li resenha nenhuma, sinopse e nem contra capa. Comprei porque me apaixonei logo de cara. E quem diria, que o conteúdo era ainda mais apaixonante do que a capa ? O livro é fabuloso, uma leitura fácil e contagiante. Só me sobrava tempo entre os paragráfos para puxar oxigênio para os pulmões em uma tentativa desesperada de não morrer ali no meio da página. Asmático!






Insônia: Um livro que te tirou o sono.
 
(Por isso a Gente Acabou, Daniel Handler)



Esse livro é algo que me mata. Lembro que não conseguia largar de forma nenhuma e terminei ele em uma madrugada desesperada. Daniel Handler quebrou o meu coração mais de uma vez e isso não é legal. Me apaixonei e vi meu coração partido em meio à uma narrativa fácil e ilustrações lindas e adoráveis. "Uma história comovente e hilariante sobre um amor que foi por água abaixo." Sem mais a dizer.



Amnésia: Um livro que você leu, mas não se lembra muito bem. 
(A Marca de uma Lágrima, Pedro Bandeira)




A verdade é que Pedro Bandeira dominou a minha época do ensino fundamental inteira ao lado de J.K. Rowlling. Li praticamente todos os livros dele quando tinha 13 anos e apesar de não lembrar de todos os versos e de toda a história, guardo este livro e os da série 'Os Karas' com muito carinho no meu coração. Me dá até um aperto no coração e confesso que parei esse texto no meio pra pesquisar preços e comprar os livros. Nostalgia boa.





Má Nutrição: Um livro que faltou conteúdo para reflexão. 
(Sorte ou azar, Meg Cabot)



É um ótimo livro. Meg Cabot é maravilhosa e esse livro também é. O problema é que tudo acontece muito rápido, parece que ia indo bem e de repente a editora dela começou a apressar e ela teve que terminar o livro de um jeito bem rápido. Quase mal feito, me atrevo dizer. Sorte ou Azar tem uma história maravilhosa e daria muito bem uma série enorme de livros. Uns 4 até se fosse bem maleável. Terminei o livro em um dia e não me deu muito tempo pra pensar sobre. Aliás, não tinha o que filosofar. Acabou e acabou. Do tipo de livro que é legal ler, mas só uma vez.







Doenças de Viagem: Um livro que te leva pra outra época/mundo/lugar. 
(Harry Potter, J.K. Rowlling)



Eu sei. Minha resposta é a mais clichê possível, mas não podia ser diferente. Harry Potter foi o primeiro livro que realmente li na vida e isso é uma coisa que deixa marcas para sempre. Ao longo dos meus quase 19 anos, já li cada livro pelo menos 10 vezes, e não estou brincando. A cada vez que leio é como se fosse a primeira. Nunca perde a graça. É sempre um mundo mágico e novo que me é apresentado e me pego agora, quase uma velha senhora (exagero), desejando receber minha carta de Hogwarts e poder introduzir-me em uma aventura do tipo junto com meus melhores amigos. Harry Potter for life!






Quero agradecer a Natascha porque foi muito divertido fazer essa tag. Pra finalizar, quero taggear a amiga Hannah (Monise, e não Montana) do blog Secrets of Book.

Espero que vocês tenham gostado, e até a próxima!

15 comentários:

  1. Ameeeeeeeei!
    Meu Deus! Acho que vou passar um dia inteiro só pensando no que responder nessa tag, haha. Porque, apesar de termos lidos tantos livros, precisamos repensar sobre o que sentimos, né? Acho que ficarei uma hora inteira na frente da minha estante, haha.
    Amei as suas respostas, Ju! Se bem que, eu li DV duas vezes cada um! Pedro Bandeira é mesmo muito nostalgia.
    E, P.S. Adorei o jeito que me taggeou, haha.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei quase que o domingo inteiro pra conseguir. Mas eu tenho muita fé em você hahahaha

      Excluir
  2. Também não quero cura de Jogos Vorazes é muito bom!
    Amo Hp!!!! P.S eu te amo, só vi o filme!
    E não cheguei a ler o livro do diários do vampiro(li um capitulo e não me prendeu), mas adoro a série.
    Gostei do seu blog e tô seguindo!

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DV eu li e não me prendeu também, mas me forcei bastante e terminei.

      O seu blog é lindo também, chuchu!

      Excluir
  3. Amei!! Gente, vocês são tão velozes... Recebi essa tas já faz um tempo, mas a faculdade não me deixou fazer. No fim das contas foi divertido.. srsrs! Acabei desenterrando até Crepúsculo, vejam só.
    Amei suas respostas, Ju. Quando bati o olho em Pedro Bandeira, quase chorei. Meu sonho é comprar todos os livros, encurralar esse homem na Bienal e obrigá-lo a contar o processo de criação de cada um. Rsrrs!
    HP, JV e JG... paixão, ever. P.S. eu te amo.. eu nem comento. Choro só de lembrar. E DV... eu tenho O despertar aqui em casa, ainda não li. Triste.
    Beijo, chuchu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu me empolguei muito com essa tag hahahaha Eu adorei.
      Quero comprar os livros do Pedro Bandeira e obrigar carinhosamente todos os meus irmãos lerem os livros maravilhosos dele.

      Excluir
  4. Adorei a tag. Talvez algum dia eu a faça.
    Alias, estou seguindo seu blog. Seu layout está de matar!

    Beijos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se taggeada, Laís!
      E muito obrigada! Teu blog também é muito gracinha!

      Beijos

      Excluir
  5. Essa tag é muito legal. Dos que você citou só não li Por isso a gente acabou. Concordo com você em gênero, numero e grau em relação a Diários do Vampiro. O livros chatos. A serie da tv é tão boa.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DV tem tudo pra ser minha série de livros quase preferida mas simplesmente não me desce!

      Excluir
  6. Tou louca pra fazer essa tag \o só a preguiça que não deixa huauah
    Engraçado que também li A marca de uma lágrima e não me lembro! Mas o que me impressiona de eu não conseguir lembrar mesmo é A menina que roubava livros.

    Beijos e obrigada por passar no blog! ^-^
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz, chuchu! É super divertido hehe
      Não lembra de A menina que roubava livros ? ;O
      É um dos meus preferidos EVAAAAR

      Obrigada por vir aqui também!

      Excluir
  7. Que tag legal! Eu amei as escolhas dos livros que você fez.

    http://naoseavexe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei! Eu não li nenhum destes, mas consegui O por isso a gente acabou em uma troca, não sabia se ia gostar do livro, mas depois de seu comentário fiquei animada para lê-lo.
    beijos


    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir